Sobre São Luis do Maranhão

A ilha do amor. Patrimônio mundial da humanidade.

“Nada há aí de comparável à beleza e às delícias desta terra, bem como a fecundidade e abundância em tudo o que homem possa imaginar” (Claude d´Abbeville).

São Luís é a capital do estado do Maranhão, fundada no dia 8 de setembro de 1612. Localiza-se na ilha Upaon-Açu (denominação dada pelos índios tupinambás
significando “Ilha Grande”), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Quando em 1621 o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas – Estado do

Maranhão e Estado do Brasil – São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa, sendo que em 1737 com a criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Belém passa a ser a nova capital.

É rica em manifestações culturais, como: o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilhas juninas, reggae e outras. Possui o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina e uma culinária peculiar da cidade, com pratos como o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a famosa torta de camarão. A cidade possui uma vida noturna muito movimentada, com bares, restaurantes, clubes de festas, teatros, cinemas e muitos shows de artistas locais, nacionais e internacionais.

Manifestações culturais

Festas juninas - Junho

Considerado como um conjunto de manifestações popular autêntico e enraizado à cultura maranhense, o São João do Maranhão conjuga ato sagrado e profano em um mesmo festejo. Em meio as suas celebrações faz emergir, principalmente a partir do mês de junho, sujeitos, e, por conseguinte, práticas que compõem um miscigeno, e por isso único, mosaico da invenção humana. Para este grandioso momento, o Governo do Estado preparou a comemoração denominada de ‘São João de Todos’.