Apresentação

A Educação Superior vem passando por um período de intensas transformações, notadamente, pelas mudanças provocadas pelo efeito do processo da globalização, que a cada dia vem requerendo das instituições de ensino superior, grandes desafios no que diz respeito à inovação educacional. Nesse sentido, urge a necessidade de estudos e reflexões sobre o cenário da educação superior no País e discutir de que forma as instituições nacionais e internacionais estão se organizando para enfrentar as novas tendências propiciadas pelas inovações.

Nesse sentido, justifica-se a realização do 1o Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior – SIIES, a ser realizado em São Luís – MA, nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2017, com enfoque em estratégias inovadoras aplicadas à educação superior, na perspectiva de criar um espaço para a reflexão e o debate, com a participação das Universidades Estaduais, Municipais e Comunitárias, por meio de seus dirigentes, Professores/Pesquisadores e estudantes; além de representações dos Estados brasileiros, bem como empresários nacionais e locais.

O público esperado é de profissionais e gestores públicos que possam debater os temas levantados nas mesas redondas; pesquisadores e professores que desenvolvem as temáticas do simpósio; estudantes universitários de pós-graduação e graduação com interesse nas áreas econômicas, sociais, culturais, ambientais e ecológicas, políticas e estratégias, educação e Cooperação Internacional.

Estima-se um público de até 700 pessoas. A composição do público/alvo será diversificada, pois o objetivo é uma leitura dinâmica e clara da realidade que proporciona amplo entendimento. Para facilitar a interação haverá tradução das conferências de pesquisadores de renome internacional.

A programação envolve um conjunto de temáticas de grande relevância no âmbito da inovação aplicada ao ensino superior, envolvendo 01 palestra magna e 06 mesas redondas, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais de notório saber. Além disso, haverá paneis de comunicação com apresentações de artigos científicos e palestras institucionais com cases de sucesso.

Espera-se poder incluir a sociedade civil engajada na luta pelo desenvolvimento de um País justo e democrático, tomando como referência discussões, apresentações de estudos e resultados de pesquisas que fundamentem a elaboração e aperfeiçoamento executivo de políticas e práticas de inovações aplicadas à educação superior no contexto da realidade brasileira